Futebol Café
Campeonatos
Área Administrativa

Utilize nosso APP

Instale o app Futebol Café para Android

COPA GEVI FUTEBOL FEMININO - Regulamento

Organizado por: SA Eventos

REGULAMENTO GERAL
2º COPA GEVI DE FUTEBOL FEMININO 2019


I. DOS OBJETIVOS

Art. 01 - Objetivar a movimentação dos Clubes, promovendo um maior intercâmbio entre os participantes, bem como, contribuir na modalidade e desenvolvimento técnico e tático do Futebol Feminino.

II. DA ORGANIZAÇÃO E DIREÇÃO

Art. 02 - O 2º Copa Gevi de Futebol Feminino obedecerá às disposições deste Regulamento, das demais legislações esportivas com base nas leis e regras da modalidade oficializada pela C.B.F Confederação Brasileira de Futebol em vigor e no código de Justiça Desportiva (Salvo alterações descritas nesse regulamento).

III. DOS PARTICIPANTES

Art. 03 - Poderão participar deste campeonato clubes, empresas, escolas, equipes de futebol e demais representações esportivas.

Art. 04 - As equipes que participarem da 2º Copa Gevi de Futebol Feminino, serão consideradas conhecedoras das leis e regras da modalidade (oficializadas pela C.B.F - Confederação Brasileira de Futebol), bem como deste Regulamento e assim estarão submetidas, sem reserva alguma, a todas as consequências que deles possam emanar.

Art. 05 - Somente poderão participar deste campeonato os atletas e dirigentes que estiverem devidamente inscritos e os atletas com idade mínima de 14 anos completos, sob responsabilidade da comissão técnica, só podendo jogar com sob autorização dos pais.

§ Único: O dirigente que assinar a ficha de inscrição será o responsável pelos jogadores menores de 18 anos, isentando a Comissão Organizadora de qualquer problema ocasionado por esses atletas.

IV. DAS INSCRIÇÕES

Art. 06 - As inscrições das equipes (atletas e dirigentes) deverão ser feitas através de formulário (fichas de inscrição), disponibilizados pela organização do Campeonato, sendo pago o valor da inscrição no ato.

§ Único: Será cobrado uma Taxa de Inscrição no valor de R$ 350,00 (trezentos e cinquenta reais) por equipe, a Taxa de Arbitragem será no valor de R$ 90,00 (noventa reais) por jogo e por equipe.

Art. 07 - Os atletas e dirigentes, inscritos por uma equipe, não poderão participar de outra equipe neste certame, em nenhuma das fases, mesmo que suas equipes tenham sido desclassificadas.

§ Único: Não é permitida a duplicidade de inscrição (como atletas e dirigentes).

Art. 08 - A ficha de inscrição deverá ser devidamente preenchida, com letra legível e assinada pelo atleta. O atleta que se inscrever em mais de uma equipe, terá sua inscrição cancelada não podendo participar da competição.

Art. 09 - Será permitida a inscrição de 25 (vinte e cinco) atletas. 01 (um) dirigente 01 (um) técnico(a) e 01 (um) massagista, totalizando 28 pessoas por equipe.

§ Único: Será necessário apresentação dos documentos.
Ex: CREF, CREFITO, CRM.

Art. 10 - A ficha de inscrição deverá ser entregue no congresso técnico ou até o primeiro jogo, não podendo fazer mais nenhuma alteração.

§ Único: Poderá ser inscritas atletas federadas de 20 anos para baixo, ano 1999. Ou seja não poderá ter atleta sub 21 federada.

V. DO SISTEMA DE DISPUTA

Art. 11 - O 2º Copa Gevi de Futebol Feminino será disputado em fases distintas, a saber:

Classificatória (fase 1)
Quartas (fase 2)
Semifinal (fase 3)
Final (fase 4)

Art. 12 - O Campeonato de Futebol em sua fase classificatória será disputado no sistema de turno único. A fase semifinal e final será disputada em um único jogo, ficando a critério da Comissão Executiva de acordo com as possibilidades de datas para a realização dos jogos.

Art. 13 - Caberá a Comissão Executiva a elaboração de normas técnicas referentes ao sistema de disputa a ser adotado, em complementação a este Regulamento.

VI. DOS JOGOS

Art. 14 - Os jogos serão disputados de acordo com as regras oficiais em vigor, editadas pela Confederação Brasileira de Futebol.

§ Único: O tempo da partida será de 70 (setenta) minutos divididos em 2 (dois) tempos de 35 (trinta e cinco) minutos corridos, tendo um intervalo de até 10 (dez) minutos para descanso entre os períodos.

Art. 15 - Será obrigatória a apresentação do RG original, Carteira de Habilitação, Carteira de Trabalho. Sem a apresentação dos referidos documentos os atletas e dirigentes serão impedidos de participar da partida. Assim que for entregue as carteirinhas só poderá participar do jogo a atleta que apresenta a carteirinha plastificada

Art.16 - Poderão permanecer no banco de reservas:

01 (um) Técnico(a);
01 (um) Dirigente;
01 (um) Massagista;
25 (vinte e cinco) Atletas inscritas.

§ Único: É obrigatório a substituição de todas as atletas. Igualando com a quantidade de atletas do banco adversário. As substituições são volantes.

Art. 17 - Os jogos terão início nos horários fixados na tabela, sendo admitida uma tolerância de 15 (quinze) minutos apenas para o 1º jogo da rodada. Sendo obrigatório cada equipe levar 2 (duas) bolas em condições para a partida.

§ Único: A equipe que não se apresentar para jogar, devidamente uniformizada, após o tempo de tolerância, perderá por não comparecimento (W.O).

Art. 18 - Todas as atletas deverão obrigatoriamente usar os equipamentos para prática do Futebol, ou seja, calção, meião, caneleiras, camisas iguais, sendo que a numeração deve ser bem legível e chuteira apropriado para a prática desta modalidade.

Art. 19 - Somente em casos extraordinários e de absoluta força maior poderá ser transferida a realização do jogo, competindo à Comissão Organizadora tomar tal resolução.

§ Único: Fica estabelecido que os membros da comissão técnica não poderão estar de camiseta regata, chinelo, gorro, boné, shorts, bermudas sem o logo da equipe ou quaisquer itens que os oficiais de arbitragem considerarem impróprios, não sendo permitido a entrada em quadra se não estiverem devidamente trajados.

Art. 20 - Quando um jogo não se realizar ou for interrompido por qualquer motivo e/ou for anulado, será fixada a sua realização e/ou continuação, quando for o caso, pela Comissão Organizadora.

VII. DA CLASSIFICAÇÃO

Art. 21 - Para efeito de classificação, quando adotado o sistema de turno completo, a contagem de pontos (GANHOS) será a seguinte:

Vitória: 3 (três) pontos ganhos;
Empate 1 (um) ponto ganho;
Derrota: 0 (zero) ponto;

Art. 22 - Na hipótese de uma equipe vencer o jogo por W.O. (não comparecimento do adversário), além dos 03 pontos, terá a seu favor o placar de 2 X 0. A equipe que perdeu de W.O.

§ Primeiro: A equipe que não comparecer ao jogo no horário estipulado na tabela, assim aplicando-se o W.O é cabível de recurso. Ex: acidentes.

§ Segundo: Os gols serão computados somente para efeito de estatística, não sendo computado o gol a favor de nenhum jogador da equipe beneficiada.

Art. 23 - Em caso de empate na classificação das fases, serão adotados os seguintes critérios:

1. Entre 2 (duas) equipes:
. Confronto direto;
. Maior número de vitórias na fase;
. Menor número de gols sofridos na fase;
. Maior saldo de gols na fase;
. Gols Feitos
. Sorteio;



2. Entre 3 (três) equipes:
. Maior número de vitórias na fase;
. Menor número de gols sofridos na fase;
. Maior saldo de gols na fase;
. Gols feitos.
. Sorteio

Art. 24 - No caso de um jogo terminar empatado, e quando houver a necessidade de se ter um vencedor, o desempate será feito da seguinte maneira:

§ Primeiro: A decisão dar-se-á através de cobrança de penalidades, com uma série de 05 (cinco) tiros da marca de penalidade máxima alternadamente, vencendo a equipe que marcar maior número de gols.

§ Segundo: Persistindo o empate, serão cobrados tiros da marca de penalidade máxima quantos forem necessários, alternadamente, sendo obrigatória a troca de atletas para a cobrança, vencendo a equipe que obtiver a primeira vantagem. Se, depois de todos os atletas terem cobrado a penalidade, permanecer empatado, iniciasse nova série na mesma ordem anterior das cobranças alternadas.

§ Terceiro: Atletas excluídos durante a partida, não poderão participar da série de cobrança de penalidade.

VIII. DA DISCIPLINA

Art. 25 - Todas as infrações cometidas neste certame serão apreciadas e julgadas pela Comissão Organizadora do Evento (Aimeê Kamilla Martins e Comissão do GEVI), com base no Código de Justiça Desportiva.

Art. 26 - As penalidades serão aplicadas em grau de advertência, suspensão e eliminação.

Art. 27 - As decisões da Comissão Disciplinar serão irrevogáveis e produzirão efeito imediato.

Art. 28 – As punições com referência a cartões serão efetuadas da seguinte maneira.

Cartões Amarelos: A atleta que receber 2 (dois) cartões amarelos, será suspensa automaticamente por 01 (uma) partida e assim sucessiva e acumulativamente;

Cartões Vermelhos: A atleta que receber 1 (um) cartão vermelho, será suspensa automaticamente por 01 (uma) partida e assim sucessiva e acumulativamente, sem prejuízo de pena que poderá ser imposta pela Comissão Disciplinar.

§ Primeiro: A suspensão com o cartão vermelho, não anula a contagem dos cartões amarelos.

§ Segundo: Os integrantes da Comissão Técnica que foram retirados do campo (expulsos), deverão cumprir suspensão automática de 01 (uma) partida e em caso de agressão verbal 02 (duas) partidas e agressão física eliminados da competição, além das punições impostas pela Comissão Disciplinar.

§ Terceiro: Os cartões não serão zerados, quando da passagem de uma fase para outra.

§ Quarto: No caso de WO da equipe adversaria, será computada como partida realizada para efeito de suspensão automática.

Art. 29 - Em caso de invasão de campo ou outros incidentes que venham a inviabilizar ou suspender partidas, a Comissão Disciplinar poderá, desde que comprovada à autoria por parte da equipe ou torcida.

§ Único: A equipe que causar qualquer tumulto ou briga será imediatamente eliminada do campeonato.

Ex: A equipe que causar qualquer tumulto ou briga será imediatamente eliminada do campeonato. Considerando-se: Envolvendo de 1 (uma) a 2 (duas) atletas, eliminação por atleta, de 3 a mais atletas, eliminação da equipe por indisciplina generalizada.

Art. 30 – A atleta que agredir arbitro, auxiliar, anotador, adversário, companheiro de equipe ou torcedor, estará automaticamente eliminada do Campeonato, independente das punições impostas pela Comissão Disciplinar.

§ Único: A Atleta que agredir verbalmente (ofensas morais e palavrões) ou por gestos obscenos, arbitro, auxiliar, anotador, adversário, companheiro de equipe ou torcedor, estará automaticamente suspensa por 02 (duas) partidas, independente das punições impostas pela Comissão Disciplinar).

Art. 31 – Serão Aplicadas penas disciplinares, de acordo com o Código Brasileiro de Justiça Desportiva – CBJD, classificadas em:

I – Advertência;
II – Suspensão por partida;
III – Suspensão por prazo;
IV – Perda de ponto;
V – Exclusão do campeonato;
VI – Indenização por danos materiais;

§ Primeiro: Essas punições serão aplicadas de acordo com a gravidade da infração conforme decisão da Comissão Organizadora, não seguindo a sequência acima mencionada.

§ Segundo: As penalidades relacionadas anteriormente serão aplicadas nas seguintes situações:


• Atleta que receber cartão amarelo: 1 quilo de alimento não perecível, (exceto sal, açúcar, farinha de trigo, farinha de mandioca ou milho, e fubá).
• Atleta expulsa da partida por cartão vermelho: 01 (um) jogo de suspensão e 5 quilos de alimento não perecível, (exceto sal, açúcar, farinha de trigo, farinha de mandioca ou milho, e fubá).
• Atleta expulsa por pratica de jogo violento: 01 (um) a 3 (três) jogos de suspensão;
• Tentativa de agressão ao adversário, arbitro assistente e representante da SA Eventos, técnico ou membro da comissão técnica: 02 (dois) a 3 (três) jogos de suspensão.
• Atleta expulsa por ofensa verbal aos Árbitros: de 01 (um) a 02 (dois) jogos de suspensão;
• Agressão física ao adversário ou companheiro de equipe por atleta, técnico ou membro da comissão técnica: exclusão do agressor do campeonato.
• Agressão física ao arbitro, assistente ou representante da SA Eventos ou do Clube GEVI por atleta, técnico ou membro da comissão técnica, dirigente e torcida: Eliminação da equipe do campeonato e penalização de até 01 (um) ano de suspensão a partir do próximo ano.
• Invasão de campo pela torcida, técnico, atletas reservas, membro da comissão técnica e dirigente, provocando tumulto: Eliminação da equipe do campeonato e penalização de até 02 (dois) anos de suspensão a partir do próximo ano.

IX. DOS RECURSOS

Art. 32 – Qualquer parte que se sentir prejudicada poderá apresentar recursos junto á organização da competição adotando os seguintes critérios:

Apresenta-lo por escrito, em papel timbrado das equipes.
Apresenta-lo no prazo máximo de 24h00 após a partida, mediante ao pagamento de R$ 100,00.
Apresentar as provas para julgamento dos referidos recursos.

§ Único: Caberá a organização julgar procedente ou não, o pedido de recurso no máximo de 72h00 horas.

X. DA PREMIAÇÃO

Art. 34 - Serão oferecidas as seguintes premiações;

1º Lugar: Troféu e medalhas + R$ 500,00;
2º Lugar: Troféu e medalhas + R$ 300,00;
3º Lugar: Troféu e medalhas + R$ 200,00;
Artilharia: Troféu de posse + Brinde;
Defesa Menos Vazada: Troféu de posse + Brinde;
Destaque da Final: Troféu de posse + Brinde.
Troféu Fair Play: Para equipe disciplinada (entre as quatro equipes finalistas)

§ Primeiro: A pontuação de disciplina se dará da seguinte forma:

Agressão Física e/ou Moral - 30 pontos (podendo ser acumulativos);
WO - 20 pontos;
Termino do Jogo/ Cai-Cai - 10 pontos;
Cartão Vermelho - 05 pontos;
Cartão Amarelo - 03 pontos;
Bolas - 03 pontos;
Falta de Braçadeira - 01 ponto;

§ Segundo: No caso de empate entre 02 (duas) ou mais equipes, o desempate dar-se-á seguinte forma:

- Menor número de cartões vermelhos;
- Menor número de cartões amarelos;
- Menor número de faltas cometidas;
- Sorteio;

§ Terceiro: Considerar-se-á detentora do Troféu Fair Play, a equipe que obtiver o menor índice de porcentagem em todos os jogos do campeonato.
Exemplo: Nº de pontos acumulado divididos por partidas realizadas, em todas as fases.

XI. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 35 - O Departamento de Organização não se responsabiliza por acidente de qualquer natureza ou indenizações aos jogadores, dirigentes ou equipes participantes.

Art. 36 - Para iniciar as partidas, as equipes deverão ter no mínimo 07 (sete) atletas, todos devidamente uniformizados, constando em súmula e com documento em mesa.

Art. 37 - A equipe que ficar reduzida a 06 (seis) atletas em campo não poderá continuar a partida, sendo declarada perdedora, com o placar de 1 x 0 para o adversário ou mantido o placar do jogo para o adversário caso o resultado for superior a 1 x 0.

Art. 38 - A equipe responde por qualquer ato de sua torcida, podendo ocasionar eliminação do campeonato.

Art. 39 - Todos os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora.


ORGANIZAÇÃO