
Crédito da foto: Alexandre Barreira
A primeira etapa da natação do 15º Jogos Interescolares MM Calçados 2019, realizada no último sábado (1/6), na piscina do Centro Esportivo do Socorro, contou com uma apresentação muito especial. Atletas de Suzano, mas que integram a Associação Cultural Especial Paradesportiva Paulista (ACEDEP), realizaram uma prova simbólica logo após o desfile de abertura do evento, que contou com a participação de várias escolas de Mogi das Cruzes e Alto Tietê, e reuniu aproximadamente 180 estudantes.Sob o comando das técnicas Flávia Samira Passos Apparecido e Telma Prieto de Araújo, os nadadores da ACEDEP nadaram 50 metros para mostrar que não há deficiência para impedir a prática de esportes. "Somos uma equipe de Suzano, mas este ano o projeto que fazíamos parte não renovou com a prefeitura local, então para não ficar fora das principais competições paradesportivas, ao pleito do benefício do Bolsa Atleta e de possíveis convocações para competições estaduais, nacionais e internacionais, nos afiliamos à ACEDEP (Associação Cultural Especial Paradesportiva Paulista), que é uma equipe de São Paulo", explicou Flávia Samira, que técnica e coordenadora do núcleo ACEDEP em Suzano e foi a treinadora de natação da associação nos Jogos Mundiais em Abu Dhabi, em março de 2019.
"As principais competições que os atletas da ACEDEP participam são: Circuito Loterias Caixa, competições da Federação Aquática Paulista (FAP), campeonatos da Confederação Brasileira de Deficientes Intelectuais (CBDI), como o Meeting e Brasileiro, além de competições das Olimpíadas Especiais Brasil", destacou a professora Telma Prieto, que técnica do núcleo ACEDEP em Suzano e responsável pelos resultados dos atletas.
E os nadadores que se apresentaram no 15º Jogos Interescolares MM Calçados 2019 têm currículo recheado de conquistas, como o João Assis dos Santos, que é campeão dos Jogos Latino-Americanos do Panamá, pelas Olimpíadas Especiais Brasil (OEB); tetracampeão no Meeting de Natação pela CBDI; tetracampeão Brasileiro de Natação pela CBDI; e bicampeão dos Jogos Regionais pela Segunda Divisão.
Gabriel de Souza Ghitelar Pedro foi suplente para os Jogos Mundiais em Abu Dhabi, em março deste ano; campeão Brasileiro pelas Olimpíadas Especiais Brasil (OEB); e campeão Brasileiro de Natação pela CBDI. Já Sthela de Mattos Corrêa foi contemplada com o projeto do Bolsa Atleta em 2017; é vice-campeã Brasileira de Natação pela CBDI; ficou em 3º lugar no Meeting de Natação pela CBDI; e bicampeã dos Jogos Regionais pela Segunda Divisão.
O atleta Weslei Gonçalves é tricampeão nos Jogos Regionais pela Segunda Divisão; foi 3º lugar no Meeting de Natação pela CBDI; e vice-campeão Brasileiro de Natação pela CBDI. Por fim, Márcio Rogério Inafuko foi bicampeão dos Jogos Regionais pela Segunda Divisão; 3º lugar no Meeting de Natação pela CBDI; 3º lugar no Campeonato Brasileiro de Natação pela CBDI; e atleta líder das Olimpíadas Especiais Brasil (OEB).
Para o idealizador da maior competição estudantil do Alto Tietê, Mauro Oban, a integração destes atletas é de fundamental importância. "Acho o esporte uma ferramenta de educação fantástica. E com eles (pessoas especiais) tem esse lado da superação e acaba passando uma coisa boa pra todos nós. Para mim é muito gratificante que eles participem. Faz a gente refletir muita coisa", definiu.
Publicado por Alexandre Barreira (MM Calçados)
Voltar

Quartas de final do Campeonato Veterano da Liga é neste sábado
Quatro jogos eliminatórios vão definir os semifinalistas da competição organizada pela Liga Municipal de Futebol de Mogi das Cruzes
Ler mais
Desfile de abertura
Foi definida a data do congresso técnico de três modalidades dos Jogos Interescolares.
Ler mais
Azulão derrota Vila São Paulo e é campeão do Campeonato Veterano 2018
Em mais uma decisão protagonizada pelos dois clubes, o Azulão voltou a levar a melhor e bateu o rival do Botujuru, conquistando o título da competição
Ler mais